VALÊNCIAS - JARDIM DE INFÂNCIA

Nas salas de jardim de Infância o dia inicia-se em redor de uma mesa, onde se desenrolam conversas, partilham-se ideias e opiniões, bem como se prepara o dia que ainda agora começou. Depois deste momento que se intitula como “reunião da manhã” desenrola-se todo um dia que assenta na oportunidade de cada criança participar ativamente e em sociedade num ambiente de descoberta do mundo em constante partilha e crescimento.

Estes ideais surgem sustentados no modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna, em que assenta a prática pedagógica deste jardim de infância.

Este modelo baseia-se em princípios democráticos, éticos e de cooperação, de onde advêm objetivos de ação pedagógica traçados pela equipa da nossa escola.

Os nossos principais objetivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma. Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e atividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, criatividade e dever democrático.

É neste ambiente que educadores e crianças trabalham em conjunto para criar um contexto educativo rico em conhecimentos e valores morais e onde acreditamos na integração de todos, valorizando as interações e as partilhas que delas surgem.

O Movimento da Escola Moderna assume o trabalho em projetos como a metodologia e forma de orientar o processo de ensino-aprendizagem. Os projetos são estudos sobre um determinado tópico que tem interesse específico num dado momento e com um determinado grupo de crianças. Os projetos surgem assim do interesse das crianças ou da necessidade do grupo.

A comunicação está na base de tudo o que é desenvolvido ao longo do dia. Numa perspetiva democrática, todos os tópicos são abordados, conversados e discutidos. As decisões tomam-se em grupo, através de momentos coletivos de conversa. O momento de comunicações torna-se também um momento de avaliação de extrema riqueza e partilha.

Cremos na escola como comunidade, e daqui surgem três finalidades formativas que dão sentido ao ato educativo:

1.  Iniciação às práticas democráticas;
  2.  A reinsituição dos valores e das significações sociais;
  3.  Reconstrução cooperada da cultura.

“… assumimos, desde há muito, as atividades escolares como trabalho de conhecimento e de produção cultural onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania, criando condutas de projeto que façam avançar novas obras, assentes em contratos dialogados entre os que partilham o trabalho de apropriação e de criação cultural.”

Sérgio Niza.

Este modelo baseia-se em princípios democráticos, éticos e de
cooperação, de onde advêm objetivos de ação pedagógica traçados pela
equipa da nossa escola.

1.  Iniciação às práticas democráticas;
  2.  A reinsituição dos valores e das significações sociais;
  3.  Reconstrução cooperada da cultura.

Sérgio Niza.